quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Meia Maratona internacional do RJ (versão Pernambucana da Prova)



Pois bem,

após 21,1kms em terras cariocas, cá estamos, VIVOS, para contar a belíssima historia dessa prova!!

A primeira parte que podemos contar é a respeito do inicio do espirito da corrida, a hora da retirada do kit. Quando se viaja para correr, por mais que a gente viaje lendo revistas especializadas, livros, converse com corredores(já q viajamos em um aviao em 1ue 70% das pessoas iam correr) , tudo que fazemos para manter o foco, nada disso consegue reter totalmente o pensamento de qm viaja, ainda mais pq, diferente da viagem para SP, dessa vez levamos familia, o q sempre deixa a viagem com cara de ferias total.... mas, após um almoço pesado no Galeria Gourmet, fomos em comboio para o Aterro do Flamengo buscar nossos Kits. Chegando lá, primeiro choque de realidade, estavamos inscritos em uma prova com mais de 15mil atletas e a estrutura de retirada dos kits condizia com isso, MUITOS guiches, nenhuma fila, muito sorriso e organização. Pegamos os numeros e em seguida uma LINDA camisa da Adidas, pasmem, no tamanho q pedimos na hora da inscrição!! kkkkk, parece simples, mas em 3 anos q corro isso NUNCA aconteceu sem atropelos, sempre faltava o numero, ou n tinham separado...
Uma vez com o kit, entramos no espirito da prova, tanto que, cheguei em casa, coloquei a fantasia e fui direto p calçadão fazer aquele treino que geralmente queimamos em viagem para correr, o famoso 30min rodando, mais de 22:30 em Ipanema e eu correndo!! bom para sentir o tenis, o clima, o corpo, nunca mais deixo de fazer, esteja onde estiver! aconselho a todos q façam!

Chegou o Domingo... (vamos pular a parte dos tiros, das confusões...)
Fomos de Taxi para o local da largada (eu e Marina), q na noite anterior me passou um sms aflito, com duvidas para o dia seguinte, quero confessar aqui, em publico, que me senti ausente e, de certa forma, irresponsavel, pois tinha 4 atletas estreando em "Meias" e pouco, ou nada, orientei para os dias anteriores, prometo, que tudo melhorara, desde a estrutura, ate a assistencia em terras alheias!
Na concentração já se notava o pq aquela seria a maior "meia" do Brasil, gente demais, de todo canto, de todo jeito, estrutura enorme de banheiro, agua e som para dar conta desse povo todo, o guarda-volume maravilhoso, funcionava em onibus e por numeracao de inscricao, PERFEITO!

Alongamos, do jeito que deu, ainda consegui dar uma att maior a Karlus e Marina, tentei aliviar a tensão deles, conversando e alongando bem, logo depois chegaram Diogo e Aguinaldo, tambem tentei fazer algo de alongamento, principalmente em Diogo que, posso estar enganado, me parecia mais ansioso.

Foi dada a Largada.... vi a grande diferença de correr em Recife e no RJ... 2kms ao menos, só me livrando de batidas, esbarrão, pisões e acidentes... muito, muito emocionante...

Vamos a prova...

A grande subida que nos passaram q teria, na verdade era uma subidinha muitoooo leve, nao chegava a fazer força, mas o friozinho e a paisagem deixava com q tudo saisse ao natural, as energias, o publico falando, os corredores brincando...
Assim q descemos a ladeira com sentido ao Leblon/Ipanema começava, DE FATO, a prova. Terreno sempre plano, sol, publico vibrante e muita, muita agua p hidratar. Todos os pontos de agua eram bastante extensos, com varias mesas e muita, mas muita agua gelada para refrescar. E assim o trajeto foi km a km até fazermos a curva proximo ao fim de Ipanema com sentido ao Tunel e Copacabana...

O tunel estava fresquinho, escuro e.... MORTO, eu JURAVA que teriamos algo de diferente nele, um dj.. uma iluminacao... mas nao tinha, tirando a questao da sombrinha e do "frio" que fazia nele, o resto foi igual... já pelo km 13 nos deparamos com um ponto de hidratacao da Gatorade, GIGANTEEE, só um detalhe, eles colocaram o gatorade num copinho, e qm disse q eu consegui acertar mais de 30% do conteudo na boca? até no olho eu acertei(e eu tava de oculos), nossa, mas os 30% cairam bem...

Seguindo mais e mais kms, entramos no aterro do flamengo, por volta do km 15 a 16.. hora de acelerar? depende, pra qm aguentar pode até ser.. meu psicologico foi afetado ao ver a chegada do lado contrario a via em q eu estava, isto é? passamos da chegada cerca de 3kms para depois retornarmos para a mesma e finalmente passar pelo portico...

A prova é simples, muitas retas, poucas curvas e, tirando a subidinha do inicio, bem plana, o que realmente transforma a meia do RJ em algo exuberante é a paisagem, o publico que aplaude e incentiva a prova INTEIRA e o fato de vc NUNCA estar sozinho, SEMPRE tem alguem correndo com vc, alias, alguem nao MUITA gente correndo!!

Um detalhe q "imputeceu" meus corredores, a prova INTERNACIONAL, OFICIAL e da "GROBO" tinha quase 600mts a maissss o que rendeu em média 3min a mais no tempo do pessoal... CHORADEIRA GERALLLL....

Na area de escape um bom e livre espaço para vc desacelerar, andar, andar, andar, andar e entregar o chip, pegar a belissima medalha e ir ao encontro de qm espera por vc e ganhar o merecido beijo da chegada...

amanha posto mais fotos, tempos e detalhes tecnicos da prova... tenho algo interessante a falar a respeito do gel q usei, do cadarço do tenis q comprei especiamnete para a prova e outros itens que usei na corrida que quero compartilhar das dicas com vcs!!

é isso... de volta a realidade e a prova do CICORRE no proximo domingo!! hehehehe

PARABENS A TODOSSSSS

4 comentários:

  1. Enfim, notícias do grupo. Orgulho pra todos nós. Muito legal a experiência. Espero não demorar anos pra provar algo semelhante. Acompanhei o resultado dos BeneRunners pela Internet. Superação! De volta à realidade da Terrinha: 05/09: Corrida do Carteiro (mandei um e-mail): o percurso é o mesmo da Duque de Caxias (Pracinha de BV ao Marco Zero); 12/09: Pague Menos; e 26/09: CICORRE TIP Curado. Aguardo sugestão de treinos. Sim, o CICORRE Dois Irmãos foi um misto de cross-country (deve ser assim que se escreve), asfalto, ladeira e concreto; bem diferente; só tinha este modesto BeneRunner participando.

    Um BeneAbraço.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida que eu tava ansioso Renatão. Não vinha treinando bem nas últimas semanas por dores nos pés e como vc bem viu no km 12, quando nos encontram,os durante a prova a dor me pegou de jeito. Não gostei daquela curva no aterro. Fui MUITO afetado vendo tds do outro lado e eu tendo que correr ainda 5 km... Foram os km mais longos da minha vida. Meu GPS marcava 19km e 4 minutos depois é que vinha a marcação oficial... Comecei a ficar desesperado. Meu pé direito jah tava inchado, pensei em desistir, ameacei chorar... Mas segui em frente jah numa velocidade de 7km/h. Era o meu máximo naquele momento. Por um lado fiquei triste por ter negligenciado esta corrida e ter corrido com um tênis que ameaçava "quebrar". Por outro, satisfeito por não ter desistido e ter completado a prova em 2:10:53. Ano que vem eu quero voltar, em melhores condições pra realmente curtir a prova já sabendo daquela curva no aterro.... Parabéns a TODOS os benerunners. Vi uma foto da Marina na net com um sorrisão jah perto do fim da prova. Sensacional!!!

    ResponderExcluir
  3. Show de bola a prova... e o melhor de tudo, voltei à Recife sentado na poltrona do avião e ñ ao em um caixão, conforme previsão de um médico maluco! Inesquecível minha primeira meia maratona, ainda mais em uma cidade que eu gosto tanto. Continuar com treinos em meio a trabalho e mestrado... o importante é não desistir! Parabéns a todos os benerunners. Renato, obrigado pelos treinos, pela força, pelos conselhos e, principalmente, pelo estímulo a não desistir e a grande força em procurar outra médica! Valeu meu velho, vc é o grande responsável pela minha ida a essa aventura sensacional >>=D

    ResponderExcluir
  4. Sou Sócia-Gestora do Hostel In Rio, albergue recentemente inaugurado, organizado, muito limpo e bem decorado, que se localiza em Laranjeiras, entre a Praça São Salvador e a Rua Paissandu, pertíssimo do Aterro do Flamengo, onde a maioria das maratonas realizadas na Cidade Maravilhosa costuma terminar.

    Gostaria de saber como faço para estabelecer parceria com vocês? Intenciono oferecer as instalações do Hostel para hospedagem de pessoas interessadas em participar desses eventos. Nosso café da manhã excelente e muito farto, elemento de grande importância para quem vai despender tanta energia em atividade física.

    Aguardo sua manifestação.

    Eunice Maria Lucena (eunicelucena@gmail.com)

    ResponderExcluir