domingo, 15 de agosto de 2010

Cuidados com a Sua FERRAMENTA!!(seu péé!!)

por O2 por Minuto,

Os pés são responsáveis por “carregar” todo o corpo na corrida, por isso, merecem uma atenção especial dos atletas, já que qualquer problema nesta parte do corpo pode comprometer treinos e competições, além de deixar o corredor alguns dias longe da prática do esporte.

Bolhas, calos, micoses, frieiras e unhas encravadas são apenas alguns dos problemas que podem surgir, e Léo Miguel Caúzzo Vagli, podólogo do Centro de Atendimento Podológico e coordenador e professor do Centro de Atividades Podológicas, explica que os passos mais importantes para tratar bem dos pés são a escolha de um calçado apropriado para a prática esportiva e os cuidados com a higiene.

“Além de ser apropriado para a corrida, o tênis não pode estar nem muito largo nem muito apertado, deve ter o comprimento ideal”, afirma Vagli. “Os cuidados com a higiene são muito importantes. Mesmo que os pés não pareçam sujos, quando usamos calçados, microorganismos como fungos e bactérias se alojam ali. Por isso, é fundamental escovar os pés e as unhas com buchas e escovas”, completa o podólogo.

“A higiene previne o aparecimento de fungos e consequentes micoses, evita o desenvolvimento de odores desagradáveis e, de uma forma geral, mantém os pés saudáveis”, afirma Jonas Campos, consultor técnico da Rede Spé – O Spa do Pé.

Micose

É uma infecção causada por fungos, que encontram no ambiente quente, escuro e úmido do tênis o local perfeito para se proliferarem. Pelo mesmo motivo, também ocorrem as frieiras. Ambas provocam descamações na pele, mas a diferença é que a micose coça e a frieira não.

Como evitar: “A principal causa de micoses é a falta de uma higiene adequada. O tratamento deve ser feito com antimicóticos locais, higienização dos pés e calçados e uso de talcos antisépticos. Já a frieira é praticamente o estágio inicial de uma micose, pode-se dizer que é a porta de entrada dos fungos. Para evitá-las, deve-se usar meias de algodão e talcos antisépticos”, orienta Vagli. “É indicado também secar bem os pés após o banho e atividades esportivas, principalmente entre os dedos e nas unhas, e, se possível, trocar as meias”, completa Campos.

Benerunners recomenda!

Particularmente, eu tento fazer a unha dos pes, ao menos, 1 vez por mes, porem, transpiro demais e é uma bomba para meus tenis q sofrem bastante, a solucao que encontrei foi fazer uso do Tenis Pé Aerosol, realmente, inibe o mau cheiro do tenis e dos pés, aumentando a durabilidade do tenis e diminuindo, sensivelmente, o mau cheiro. Ele vem em versao de pó e aerosol, preferi a aerosol pela praticidade e pelos resultados que obti.

Testei 3 marcas, a Tenys Pé, a SEC e o Bozzano, a melhor que achei foi a Tenys pé, pois consegue neutralizar o cheiro e diminuir a sudorese dos pés. Aplico no pé, antes de colocar a meia, e diretamente no tenis antes e depois de usá-lo... realmente a formula que esta dando certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário