terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Não Erre Nos Detalhes...

Dispensar uma atenção especial aos detalhes da sua corrida podem fazer a diferença no resultado final.



Muita gente expoe dicas, passa bizus, aconselham, porem, a gente só sente a verdade na pele, quando ela está ali na nossa frente, para ser mais específico, no nosso corpo.


Vou explicar melhor... Ha cerca de duas semanas que retornamos aos treinamentos intensos, consequentemente, tomamos cuidado com alimentação, sono, reforço muscular, planilha e tudo mais que forma o grande concreto da nossa corrida, tudo que realmente IMPORTA, mas será mesmo que só isso garante a sua corrida ??


Tomemos como exemplo a minha pessoa, tenho cerca de "míseros" 3 anos nesse mundo de corrida de rua, treinando, experimentando, indicando, estudando, enfim, nas entranhas da "coisa", porem, na ultima corrida, a estreia do ano, estava super empolgado por já ter perdido treino, ajustado a alimentacao e estar treinando no ritmo de alguém muito mais rapido do que eu (Fabio), inclusive, arrancando elogios por parte dele pelo meu desempenho nos treinamentos.


LÁ VEM O ERRO: Na hora de separar o material da corrida do domingo, resolvi usar um tenis que pouco usei em provas, porem, muito confortavel nos treinamentos, e diga-se que foram no minimo 5 com o dito cujo, e junto com ele a excelente meia Dri-Fit que me acompanha em todas as corridas "oficiais". Ambos os itens NUNCA tinham me dado problema e eram de alta qualidade.


Erro de cognição :) NUNCA tinha usado os dois JUNTOS, resultado, meu pé nao encaixou no tenis, pois a meia ficou muito fina, o que tirou aquela sensação de pele que o tenis, quando bem encaixado, dá. Sabe aquele sensação de luva? Pronto, ficou parecendo q tava sobrando pé dentro do tenis, sensação horrivel que me fez sentir muitas dores nos primeiros 3k da corrida, consequentemente, para compensar essa "sobra" comecei a pisar errado e a dor na minha "canela" era enorme.


Passados os 3K iniciais e controlado a dor, que não tinha passado apenas já tinha mentalizado ela, comecei a notar que os 3 primeiros kilometros tinham sido descompasados, sem concentracao, brigando p sentir firmeza na minha passada e a força foi tanta que algumas horas após o termino da corrida eu sentia uma forte dor na sola do pé, de ambos os pés.


No meio da corrida, comecei a tentar entender o que ainda me incomodava TANTO, algo estranho fazia com que eu nao conseguisse manter meu pensamento longe, no transe em que entramos durante as boas corridas, foi quando foquei e LEMBREI que tinha mudado a playlist na noite anterior, putz, coloquei umas musicas só pelo artista e me dei mal, era um tal de lenta demais, rapida demais, enfim, comecou a me dar um abuso, uma coisa ruim, até que me dei por vencido e comecei a caminhar.


Pois é... Dessa vez eu dei chance e esses "detalhes" me venceram, porem, depois de mais essa lição na pele, acredito minimizar cada vez mais os erros e prejudicar menos as minhas corridas, portanto, ficam aqui algumas dicas legais, básicas, porém úteis para cada vez mais sucessos na sua corrida.



  1. Teste o CONJUNTO antes das corridas: calção, camisa, meia, tenis, enfim, tudo que irá compor o seu traje oficial, tem q ser testado JUNTOS antes, para evitar "descombinancias".

  2. Garanta que a playlist está de acordo com o teu ritmo e objetivo na prova, no treino anterior a corrida use e teste a playlist do grande dia, se mesmo assim a playlist desagradar no dia, arranque o fone e corra sem os fones.

  3. Bonés, Mp3, GPS, tambem tem q compor muito bem com os outros acessorios.

  4. NAO INVENTE, apenas repita a formula do sucesso dos treinamentos !!!

Passos a frente e #vamoscorrer


7 comentários:

  1. Caro Renatão,

    Dei uma paradinha, inclusive da academia perto de casa, depois da minha última corrida de 2010, a Corrida para a Luz. Depois de um treino mal-feito de tiros de 100 m dia 16/12 (nunca os tinha feito antes e exagerei nas repetições, acho), senti um desconforto em torno da virilha e diminuí o ritmo dos treinos, antes da pausa citada. Tirei férias e aproveitei pra fazer check-up, ainda em processamento. Voltei a trabalhar hoje. Estou voltando aos poucos aos treinos, mas não me senti preparado para a I CICORRE, esta da sua funesta experiência. Agradeço os conselhos deste seu post; de certa forma, eu já faço isso, com exceção de músicas, pois não as utilizo.
    Fique logo bom para nos vermos nas corridas por aí.

    ResponderExcluir
  2. Grande Fabao,

    estavamos saudosos da sua presença, querendo aparecer nos nossos treinos, sinta-se convidado, estamos naquela formação de base, pouco tudo, pouco volume, baixa intensidade e muita animação !!
    grande abraço e apareca !!

    ResponderExcluir
  3. Pois é... Como a gente sabe, todo cuidado é pouco para as corridas, principalmente para iniciantes como eu! Tenho pouco mais de dois anos nessa vida de, tentando me tornar uma corredora de pelos menos seus 10 km de vez enquando, mas impressionante como sempre aparece uma coisinha para atrapalhar, ano passado por exemplo cirurgia, férias, até msmo desânimo... eeee várias paradas e recomeçadas do zero, um dia eu chego lá!rs! Bem e neste momento, depois de uma corrida forçada, após quase 3 meses afastada das corridinhas regulares, me encontro com o pé machucado, dores de como se tivesse torcido, doendo menos agora, mas ontem a noite nem conseguia tocar direito no chão, eh, na verdade, na pressa de correr a todo custo, com pouco tempo, n alonguei direito, e nem comecei leve(pra mim),com um breve aquecimento, coisa q n costumo fazer, e talvez outras coisas q desconfio, e ''tiro e queda'', foi só chegar a noite pra ele começar doer demais, gelo e pomada antes de dormir, me fizeram acordar um pouco melhor, e agora estou chateada, com medo q n role a corridinha de amanhã, q me faz pensar erradamente, q vou com dor e tudo, n guento mais ficar parando :( Espero estar melhor! PS.Faça o q eu digo, n faça o q eu faço! Doida pra se estrepar mais né fio?!!rss! Pois eh galera n tem jeito, melhor prevenir do q remediar!!! Bjo grande Lú Simões

    ResponderExcluir
  4. Pois é Lu, o fator motivacional é tudo nas corridas, ainda mais por se tratar de um desporto individual, ne?

    Talvez comecar a participar de eventos "oficiais", levar as primeiras medalhinhas pra casa, e treinar com um grupo possam te fazer mais comprometida com a coisa, é mais facil a adesão quando fazemos parte de um grupo.

    Quanto as lesões, vale a pena a gnte dar uma conferida no modelo do tenis, na tecnica da corrida e em exercicios funcionais especificos que fortaleçam gestos e musculaturas mais solicitadas na corrida..

    te convido a vir participar conosco, tanto dos treinos, quanto das corridas !!

    beijao grande !!

    ResponderExcluir
  5. Como tenho uma pisada muito pronada, sempre tenho que ter cuidado redobrado com o tênis. Comprei um nike para fazer a meia do Rio e terminei a prova com o joelho detonado. Depois dessa aprendi a lição >>=)

    ResponderExcluir
  6. eiiiii, sem falar mal dos Nike´s !! a culpa é nossa que nao pesquisamos na hora de comprar os tenis, depois vou comecar a analisar meus tenis e pedir que voces façam o mesmo com os de voces para criarmos um banco de dados de tenis !!

    o problema foi o conjunto mesmo !!!
    Mas tenho uma pisada HORRIVEL mas mesmo assim uso excelentes nike´s !!

    ResponderExcluir