quinta-feira, 28 de abril de 2011
Novidades para os Inscritos na Maratona Mauricio de Nassau 2011
terça-feira, 26 de abril de 2011
Circuito de Corrida da Caixa Economica aporta em Recife
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Meia Maratona INTERNACIONAL de NATAL 2011!!!
Por Lamonier Araújo, da redação do Diário de Natal
A Prefeitura de Natal e a Band Natal divulgaram no final da tarde desta terça-feira que a capital potiguar sediará uma meia maratona à nível internacional. Prevista para ocorrer no dia 4 de setembro, mas sem um nome definido, o evento contará com a participação de atletas internacionais, 21km de percurso e um público estimado de 5 mil participantes.
Durante 1h30, os atletas passarão pela Ponte Newton Navarro, a orla da Via Costeira, chegando até a Praia de Ponta Negra. Segundo o diretor executivo da Rede Bandeirantes de Televisão, Marcondes Brito, a proposta é que este seja o primeiro de uma série de coberturas que pretendem ser realizados em Natal. “Queremos mostrar que existe vida fora do eixo Rio-São Paulo”, afirmou. A Band fará transmissão internacional do evento, que deverá atrair corredores de alto nível mundial.
A previsão é que mais de duas toneladas de equipamentos e profissionais do estado de São Paulo, sejam utilizados durante toda a transmissão do evento. O custo do evento será de aproximadamente R$ 3 milhões. A reunião realizada na sede da procuradoria do município contou a presença da Prefeita de Natal Micarla de Sousa, o Secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) Tertuliano Pinheiro, o diretor do canal Band Sport Eduardo Ramos, o diretor da Band Natal Djalma Correa, além de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH ) e da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014 (Secopa).
MUITA CHUVA... e o treino nosso de cada dia? Como fica?
Como treinar (na esteira!!!) para uma maratona
Edição 186 - MARÇO 2009 - LUIZ CARLOS DE MORAES - Revista Contra-Relógio
A gente sabe que o número de pessoas que procuram academia nesta época do ano aumenta substancialmente onde a maioria deseja emagrecer e não resta dúvida que a corrida é uma das armas mais eficientes para isso. A esteira é o recurso mais simples, fácil e eficiente para atender a esse objetivo, tanto que todas as academias de médio e grande porte precisam investir constantemente nesses equipamentos, cujos fabricantes ainda não tomaram conhecimento de crise.
A principal diferença é o impacto que costuma ser reduzido na esteira em até 10% do peso corporal. Na rua o esforço pode ser diminuído à medida que o indivíduo passa a dominar a biomecânica do movimento e as resistências naturais: a do atrito com o solo, a pisada transferindo a força das pernas para o vôo mantendo a aceleração, a pisada da aterrissagem e a do ar, incluindo aí o vento que nunca sopra o tempo todo na mesma direção. Isso sem contar com o tempo, temperatura e umidade relativa do ar. Mesmo assim, estima-se que o impacto no asfalto seja em torno de duas a duas vezes e meia o peso corporal. Como na esteira é o chão que se movimenta, o corredor é obrigado a se manter em movimento constante e uniforme. Na rua, a perda do ritmo é mais fácil por diversos motivos, entre eles o cansaço, dores e mudança constante de tipo de piso e obstáculos.
Entretanto, devemos ter alguns cuidados ao correr na esteira, tais como ao encerrar o treino, não parar e descer imediatamente. É normal as pessoas se sentirem meio tontas porque o equipamento reduzindo o impacto em até 30% faz com que os órgãos sensoriais comandados pelo labirinto, trabalhem com uma informação como se o indivíduo pesasse menos. Além disso, nesse momento, é quando o corpo reorganiza o aporte sangüíneo e isso pode provocar uma tontura momentânea, sem mais complicações. Portanto, encerre o treino sempre com uma caminhada de alguns minutos na própria esteira,
É bom lembrar. A esteira é muito boa, coisa e tal, mas para os corredores ela deve ser usada como opção de treinamento. Todas essas vantagens podem viciar, deixando o indivíduo menos atento quando voltar para a rua. Ao ar livre, as irregularidades do piso desenvolvem um mecanismo reflexo contra as torções e a segurança das esteiras pode diminuir essa capacidade.
Além do mais, especula-se que na esteira os músculos posteriores de coxa sejam um pouco menos exigidos e mais enfatizados os anteriores (quadríceps e os flexores do quadril) e ainda os gastrocnêmios, sóleo (batata da perna) e o tendão de Aquiles. Portanto, até para equilibrar a ação dos músculos, o ideal, para quem tem também problemas de falta de tempo e/ou local adequado, é treinar durante a semana na esteira e no fim de semana aproveitar a natureza.
Para quem corre só na esteira, ao passar para a rua deve começar com percursos planos, curtos e com um mínimo de dificuldades. Correr na rua desenvolve a coordenação motora, o raciocínio, a noção espacial e a capacidade de prever o perigo. Isso porque é preciso estar atento às irregularidades do piso, aos obstáculos naturais que obrigue desvios e aos veículos de toda espécie desde bicicletas até carros. Na rua a gente corre com as pernas, olhos, ouvidos e pensamentos.
terça-feira, 19 de abril de 2011
I Meia Maratona Ecológica de São José da Coroa Grande
domingo, 17 de abril de 2011
IV CORRIDA DO COMERCIARIO 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
CICORRE 2011 - IV ETAPA - Lagoa do Araça
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Corrida Contra o Cancer de Boca 2011 - Sabia como foi...
A Corrida Contra o Câncer de Boca, edição 2011 foi mais simples que a do ano anterior, não teve nenhum evento a não ser a corrida. Cheguei às 7h30 para fazer a inscrição, como só tinha uma pessoa para fazer as inscrições e entregar o kit de quem se inscreveu com antecedência, a fila cresceu e atrasou a largada. Este ano não houve camisas para todos os corredores, inclusive para pessoas que se inscreveram com antecedência e foram pegar o kit no dia, só receberam o cartão controle e o número do peito.
O que se destaca nas corridas de Recife é a animação dos corredores, todos se confraternizando, tirando fotos e trocando ideias, o clima é sempre bom! A largada foi dada às 08:30h, esse ano, mais uma vez, a chuva foi bem forte, com vários pontos de alagamento na Av. Beira Mar, como não tinha nenhuma faixa interditada, foi necessária uma maior atenção por parte dos corredores. Apesar da chuva e temperatura amena, os corredores precisam de água, o primeiro posto de hidratação se deu aos 3km e o segundo aos 6km, a água estava muito gelada. O que tenho percebido nas duas últimas corridas é o apoio da Compesa fornecendo a água mineral, isso é muito bom.
O percurso finalizou no 2º Jardim de Boa Viagem, com a mesma estrutura da CICORRE, na chegada os cartões controle foram entregues, tinham frutas e medalha. A dica para o próximo ano é ter uma melhor estrutura pré-prova e fazer uma maior divulgação prévia da corrida, o tema é importante, válido e pode se tornar mais uma importante prova em nosso calendário.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
PlayList da Semana !!! By Dj Cecilia Bradley & Renato Aguiar !!!
Latest tracks by imepe
domingo, 10 de abril de 2011
XII Meia Maratona CORPORE Internacional - Saiba como foi...
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Dicas Pré-Prova - Meia Maratona Corpore 2011
A paciência é uma virtude que é trabalhada quando se treina a corrida de longa distância.
O planejamento para a prova é fundamental. Ele dever ser feito com base nos seus treinos de ritmo específicos para a distância da Meia Maratona. Este ritmo pode ser determinado com seu treinador que conhece seu potencial ou no ultimo treino de longa duração que pode acontecer 2 ou 3 semanas antes da prova.
Depois dos treinos longos, treinos de intensidade, fase de polimento e descanso para a prova, chega a hora de retirar o seu kit e arrumar todos os objetos para o domingo.
No dia anterior
• O corredor deve descansar o máximo possível, hidratar-se bem e ter uma alimentação rica em carboidratos.
• Separe a roupa que correrá e uma troca para depois da corrida. Shorts, camiseta ou regata, meias, tênis, top para as mulheres, boné ou viseira e também o protetor solar.
• Separe a quantidade de carboidrato gel que utilizará na prova. Algumas nutricionistas sugerem o uso do gel entre 45 minutos e 1 hora de prova. Eles são excelentes para diminuir ou até mesmo evitar a queda de rendimento, mas se não está acostumado a usá-lo durante o treino, evite na prova também.
• Coloque 2 despertadores no mesmo horário, assim diminuirá as chances de perder a hora ou atrasar.
No dia da prova
• Chegue cedo para conseguir estacionar com tranquilidade, guardar os seus pertences no guarda volumes da prova ou na tenda da sua assessoria.
• Retire o seu chip
• Faça um bom aquecimento, sugiro que seja de pelo menos 15 minutos.
• Passe vaselina ou outro creme lubrificante para evitar atrito entre as axilas, mamilos, e virilha, locais vulneráveis a assaduras.
• Coloque o chip e amarre os cadarços do tênis para que fique seguro e confortável.
A prova
• Para quem fará a primeira Meia Maratona, sugiro que o seu ritmo seja progressivo dividido em 3 etapas, 7km leve, 7km moderado e 7km moderado ou forte. Dependendo muito da sua sensação após a 1ª etapa.
• Para corredores condicionados, por saírem em ritmos mais intensos podemos dividir em 2 etapas 11km leve e 10 km moderado forte.
• Na largada fique atento para sair no grupo que tenha o seu ritmo previsto para o início.
• Aproveite que este ano haverá marcadores de ritmo. Siga os que estiverem de acordo com seu nível técnico e pretensão de tempo.
• Cuidado para não atropelar ou se atropelado por alguém, siga o fluxo de corredores e não vá para a calçada, onde normalmente o piso é irregular.
Pós prova
• Ao cruzar a linha de chegada, começa um outro processo. É importante sair da aglomeração de pessoas, hidrate-se com isotônico e água.
• Continue andado até a entrega de chip. A distância entre a chegada e a entrega da medalha é deixado de propósito pela organização. Fisiologicamente devemos diminuir o ritmo gradativamente do exercício. Caminhar é a melhor maneira de se evitar queda de pressão, vertigens e enjôos.
• Logo em seguida evite alimentos gordurosos e continue a comer carboidratos.
• Tenha confiança e pense positivo, se você treinou vai dar tudo certo e após a prova, na hora do almoço, poderá comemorar e melhor, a conquista de mais um desafio!!
Boa prova!
Prof. André Ricardo de Souza - (CREF n.o 26637-G/SP)
Diretor Técnico da BRMOVE assessoria esportiva
Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício