quarta-feira, 17 de março de 2010

Amadureça antes de participar da maratona... (O2 por minuto...)

Correr por aproximadamente quatro anos antes de realizar a sua primeira prova de 42 km permite uma corrida segura, com baixa margem de erros


Maratona de Boston, a mais antiga do planeta
Por Miguel Sarkis*

Você já ouviu falar em hemácias? Sabe que ela é responsável por “levar” o oxigênio até as células do nosso corpo? Esta “simples” atividade dos glóbulos vermelhos (outro nome das hemácias) no sangue, permite aumentar a qualidade da corrida, seja qual for a prova, mas em especial as mais longas.

Então onde será que podemos conseguir alguns punhados destas tais hemácias? Bom, agora é que vem a história.

Corrida em ritmo adequado, determinação e de quatro a cinco anos de treinos em sequência são responsáveis pelo aumento destes elementos de suma importância para o melhor rendimento dos corredores.

Mas é só aumentá-las e pronto? Também associada a este aumento pelo treinamento, está a melhora da coordenação de comunicação cérebro, músculo, cérebro, fortalecimento de músculos responsáveis pela correção postural e movimento de braços e pernas, além de melhorar sua concentração, permitindo assim uma corrida mais segura, deixando-a mais apropriada para as suas características físicas.

O resultado deste incremento será uma corrida de ritmo progressivo, menos cansativa e, por tanto, melhor manutenção das atividades musculares, além de velocidade de prova maior nos últimos quilômetros e rápida recuperação após a corrida.

Saiba que os melhores resultados em provas de 42.195m (a maratona), são obtidos pelos corredores mais maduros. Portanto, se você é um daqueles corredores em estágio inicial de treinos e deseja realizar a sua primeira maratona, preste bastante atenção para estas informações e siga em frente. É muito importante terminar uma maratona em ótimo estado físico. Estas condições são reservadas aos melhores corredores, treinados e que não tenham errado o ritmo da prova.

Geralmente é comum no início da prova de maratona, os corredores saírem muito rápido, até mesmo porque eles se sentem muito bem. Nos primeiros quilômetros é possível correr rápido por que os músculos estão descansados, a energia ainda está em nível apropriado e a atenção do corredor ainda pode se fixar, exclusivamente para cada passo, nas posições de braços e no final da prova.

Mas quando se está cansado, pensa-se em tudo, menos no que é necessário. É possível até mesmo imaginar mil coisas negativas, menos no resultado bom. Para não chegar neste estado, então, estude correr mais tempo antes de se aventurar em uma corrida deste tipo; faça seus treinos de forma coerente e avance no tempo.
Corredores que morrem em maratonas, como os casos que já ouvimos em anos anteriores, geralmente são pessoas despreparadas para realizar tais distâncias (não há preparo físico ou existe doença cardíaca), muito menos quando a temperatura está no extremo de muito frio ou muito quente. Pior para a segunda situação, quando o cliam está acima dos 25 graus.

Se você é um corredor mais adiantado, deve usufruir desta qualidade desenvolvida e programar a sua prova de maratonas de forma progressiva e compatível com a sua velocidade da corrida. Faça valer sua condição diária e compare os dados de seu dia a dia pela tabela da qualidade de vida que indiquei na minha coluna anterior .

Bons treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário