quarta-feira, 2 de março de 2011

Saiba como foi a Meia Maratona Internacional de Sao Paulo 2011

Meia Maratona de São Paulo abre o calendario das grandes do País com mais de 10mil na rua e muito calor.

São Paulo é sempre São Paulo, Yescom é sempre Yescom, é assim que começo fal
ando da meia maratona que aconteceu no ultimo domingo(27) na cidade de São Paulo. Uma prova inédita pra mim, porem, em uma cidade em que ja fiz uma meia maratona em 2010(Corpore).

Vou começar falando da entrega dos kits, no ginasio doo ibirapu
era, pois, quando sube que seria lá imaginei bastante atrativos e que, finalmente, veria uma feira pré-evento digna de uma grande prova, mas nao foi bem isso que aconteceu, a estrutura muito semelhante a da meia do Rio de Janeiro, tambem organizada pela Yescom, com muitos funcionarios, varios guiches de identificacao, tudo muito rápido, pratico e seco.

Apos a retirada do kit completo, composto de Camisa Adidas da Prova,
chip, número de peito, Gel de Carboidrato Probiotica, Gel de Colageno Probiotica, BCAA Probiotica, porta lápis Fisk, Café em pó, encarte do HCor e Postal convidativo da Maratona de Lisboa, segui para a "feira" que começava no stand da Adidas, com os mesmos atrativos do RJ com teste de pisada, artigos para vender e etc... depois disso alguns pouquissimos e minimos stands vendendo roupas, suplementos, porta medalhas, assinatura de revistas especializadas e um stand da Maratona de São Paulo fazendo inscricoes e divulgando a prova, um backdrop onde as essoas poderiam tirar uma foto com a logomarca da corrida e dos patrocinadores no fundo e... e mais nada!! era só isso mesmo !!


No domingo, acordei cedo e cheguei no local da prova cerca de 1:30h antes da largada, para observar a estrutura, ver as assessorias, atracoes, enfim, sugar o maximo possivel desse mega evento para poder trazer para Recife o que há de melhor em corrida de rua. Pois bem, MUITASSSS assessorias esportivas, inclusive de empresas como Bradesco, Claro, Fisk, TAM e outras... A estrutura delas nao difere do que já temos por aqui. Muitos banheiros quimicos, um enorme e organizado guarda-volume, um sistema de som que dava informacoes todo o tempo, ponto de agua QUENTE antes da prova e nenhuma estrutura para as pessoas que nao iam correr, apenas assistir e acompanhar atletas.

Quando comecei a aquecer, notei que estava ao lado da parte da elite onde consegui localizar grandes nomes do atletismo como Marilson, Franck, Marily, Nosso corredor de Garanhuns, Cokinho(tecnico dos Quenianos) e muita gnte bacana, sempre que podia, fortalecia o convite..."Alow Marilson estamos t esperando em Recife esse ano 250mil em premio" para delirio da minnha noiva que se divertia com a minha cara de pau em manter contato como amigo intimo dos corredores.

Pois bem, vamos para a largada, diferente do RJ onde nao tinhamos a divisao por PACE, em SP tivemos a largada por setor, fui para o setor branco e levei quase 7minutos para atravessar o portal de largada, nesse momento, muito dificil de se impor algum ritmo ou algo do tipo, devido a quantidade de gente andando, pulando, enfim, estranhei muito pois no RJ consegui nao engavetar muito no inicio.

Levei cerca de 2kms para conseguir encaixar um ritmo constante e lá fui eu em busca do desconhecido. Pouco tinha lido sobre a prova, apenas dados oficiais como altimetria e mapa do percurso. Na largada a temperatura estava cerca de 23graus, bastante agradavel, mas bastou largar para o sol dar "bom dia", durante a prova a média era de 33graus e muito sol!

Logo percebi que a prova era de muita subida, por viadutos, ruas e avenidas, e não eram subidinhas breves, estilo o viaduto das cinco pontas, eram subidas longas de 600m para cima, inclusive passando 2 vezes por pontos de subida contante de cerca de 3kms. Isso acabou com minha prova, pela altimetria, tinha entendido que teriamos 3 boas subidas, uma logo no km2-3, outra por volta do km11-12 e outra no km18-19, mas me enganei, era o tempo todo!

Os pontos de agua bem divididos e fartos, porem, quem pegasse um copinho gelado ganhava um carro 0Km, mas pelo volume de gente é natural ser assim. Por volta do km12-13 teve um ponto de Gatorade, servido em saquinhos, EXCELENTE, acaba com aquela historia de Gatorade no copinho e no olho!!

O calor nao deu tregua ate a chegada, que passava cerca de 300m da marca da meia maratona, normal da Yescom que errou em mais de 500m na meia do RJ. Apos passar pelo portico começou a odisseia da medalha, mega filas para pegar a medalha e o kit finish com maça, torrone e barrinha de cereal. Ja o ponto de agua pos prova estava um caos, muita gnte, pouca agua e muita briga pra pegar agua depois da prova.

Pois é, é o tipo da prova que todo mundo tem q correr, famosa, em Sao Paulo, mais de 10mil corredores pela rua, festa e etc... porem com esses pontos que fazem a meia de SP nao ser uma das mehores e sim das maiores, com percurso de idas e vindas pelo mesmo caminho, muitas subidas e poucos mimos ao corredor.

Eu fui, eu corri e indico que todos corram um dia essa prova! Porem, tem melhores por ai !!

#vamoscorrer

3 comentários:

  1. Parabéns, Renatão! Você tá bem rodado. Quando será a sua primeira internacional? Tou na CICORRE Geraldão - dia 13/03 (acho que, depois de dezenas de corridas, minha família - esposa e filhos - vai me prestigiar ao vivo, pela primeira vez, nem que seja por alguns segundos, pois passarei a uns 150 m de casa, em Boa Viagem; depois, tá liberada pra voltar pra cama). Já me inscrevi na Corrida das Pontes (27/03). Vamos nos ver nelas?

    Um BeneAbraço.

    ResponderExcluir
  2. Ao q tudo indica Fabao, minha primeira internacional sera na Turquia, durante minha lua de mel, mas vamos la...
    estaremos juntos na cicorre com a estrutura menor, a mesma da cicorre do marco zero, nas pontes estaremos com uma mega estrutura para os benerunners, com muitas novidades e apoio, inclusive, para os nossos acompanhantes que nao correm :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Renato! É bom ir conhecendo outras provas pelo Brasil. Em relação ao Recife, pelo menos a largada será às 8h este ano. Até lá!!

    ResponderExcluir