segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Meia Maratona de Salvador por Manoel Farias

O desafio da primeira maratona é realmente difícil, mas traz algumas lições:

A primeira de todas é: não acredite em tudo que tem no site da corrida;

Largada no Farol de Itapoã:

Cheguei ao farol às 06:30hs e não vi ninguém e nenhum movimento. Estranho! Depois de encontrar mais algumas pessoas “perdidas” descobrimos que a largada seria 600 metros distante do pretenso ponto de largada.

Percurso totalmente plano:

Em Salvador? Estranho! Mas, fui conferir de carro, na sexta à noite, e pressupondo que fosse plano, fiz o caminho da chegada à largada, imaginando que a corrida fosse em sentido contrário; Engano!! Para quem conhece, a corrida seguiu pela via interna, algo como a Avenida Conselheiro Aguiar (Avenida Manoel Dias). Traduzindo, uma senhooora subida lá pelos 15km. Depois, uma que já tinha percebido no passeio de carro, mas que do kilometro 18 para o 19, na vida real, foi bem mais difícil, a subida do hotel Otthon.

A terceira e mais complicada ‘novidade” – Pórticos a cada 2 km indicando a distância e o tempo por km:

Decidi então não levar meu GPS. Um peso a menos e desnecessário, no caso. Surpresa!!!! Os pórticos existiam a cada 4km e nada de tempo médio. Sem noção clara, acabei fazendo uma média acima dos 07 minutos/km que imaginava.

Fora isso, foi uma ótima prova. A largada foi às 07:15h, com pouco mais de 800 corredores, mas pouquíssimas desistências. Encontrei umas 06 pessoas, no máximo, caminhando.A temperatura estava ótima, o sol forte só foi sentido lá pelas 09:30 e o forte vento contra que complicou bastante entre o km 4 e 10, se tornou a favor do km 19 em diante.

Um ponto de gatorade no km 10 mas em copo aberto, como foi na meia maratona do Rio e senti na pele o que Renato comentou da dificuldade de conseguir beber.

Uma coisa que me ajudou bastante foram os óculos escuros. Nunca havia corrido com óculos, mas me deixou mais tranqüilo, com a redução da luminosidade e sofri menos o efeito do vento e da areia da praia.

Me senti absolutamente confortável até o km 18, quando veio uma bela e continua subida que me desgastou, mas a essa altura já estava no automático e correu tudo bem.

A sensação de conseguir completar a prova, me sentindo bem foi perfeita.

Meia Maratona Iguatemi - Masculina - 12/09/2010
Manoel Nascimento Farias Filho
Número: 1347

Tempo Líquido: 02:33:58.92
Classificação Geral: 806/822
Classificação Faixa: 151/155
Classificação Sexo: 806/822
Ritmo: 07:17 min/km


2 comentários:

  1. Parabéns, Manoel! Pelas dificuldades da altimetria que só foram realmente percebidas na prática, em sua primeira, você correu mais que uma 1/2, você correu 3/4, o que só valoriza a sua luta; logo, em sua segunda meia, próximo mês aqui no Recife, você vai bombar. Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Também participei da meia, a minha primeira, como sou de Salvador mesmo já sabia que percurso plano não era inteiramente verdade, o vento realmente prejudicou no início, mas valeu muito apena. Estou pensando agora em participar de uma maratona em 2011, preciso decidir qual para iniciar os treinamentos. Parabéns Manoel e vamos continuar correndo.

    ResponderExcluir