Nos 10 km, o lado psicológico também começa a ganhar importância. Segundo o diretor técnico da assessoria Run For Life, Wanderlei de Oliveira, ansiedade e insegurança não acometem apenas futuros maratonistas. "Os 10 km são o primeiro grande desafio de um corredor e vejo que muitos têm medo por achar que não vão conseguir ou que vão se machucar", diz o treinador. Na outra ponta, há os ansiosos, que querem atingir seus objetivos rapidamente.
Segundo a psicóloga do esporte Roberta Lobato, do HCor, o importante é ter claros para si seus objetivos e renovar constantemente a motivação. “Normalmente é possível ter dúvidas: ‘Por que fazer isso? Por que acordar cedo? Por que treinar na chuva?’ Quando você tem uma meta, ela é a resposta para essas perguntas”, diz a psicóloga. Veja mais algumas dicas para ajudá-lo a se manter firme no treinamento:
- Conheça seu repertório motivacional, aquilo que lhe dá prazer e satisfação com a atividade realizada.
- Planeje e anote metas e ações que pretende alcançar. A cada mês, verifique o resultado que obteve e, se não tiver atingido suas metas, substitua por outras.
- Varie o ambiente e a rotina de treino para evitar monotonia.
- Pratique outros esportes para quebrar a rotina.
- Avalie constantemente sua saúde e forma física para acompanhar seu progresso.
- Não desanime no primeiro obstáculo, ele pode ser apenas mais um degrau.
retirado da Runner´s World Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário