quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

No Limite por O2 por Minuto

O excesso de treinamento pode ser prejudicial ao atleta e pode levar aoovertraining. Saiba por que a prática esportiva e ter uma vida de atleta mais segura e saudável


Por Fausto Fagioli Fonseca

Correr é bom! Vicia e dá aquele gostinho de quero mais, sobretudo logo após um treino satisfatório ou uma prova, quando vem a sensação de dever cumprido e o corpo libera a gratificante endorfina. Mas é preciso cuidado. Para tudo na vida, já dizem os sábios, é necessário parcimônia, moderação. E se nada em exagero é saudável, correr, acredite, também não é.

O treinamento excessivo e a busca incessante por resultados podem levar aoovertraing, estado que o corpo do atleta atinge quando não há o descanso necessário. “O overtraining é um estado orgânico em que o corpo (estrutura e fisiologia) sofre um estresse muito grande por excesso de sobrecarga (volume e intensidade) sem tempo hábil para recuperação, tornando o cansaço cumulativo, até que se estabelece um ponto que caracteriza o overtraining, onde o corpo dá sinais de fadiga intensa e se nega a realizar o treinamento”, explica Marcello Butenas, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome e colunista da revista O2.

Os sintomas deste estado físico prejudicial ao corredor são variados: cansaço extremo, diminuição ou perda do apetite, falta de sono, pequenas lesões, dores frequentes em mais de um lugar, mudança de humor, irritação constante e frequência cardíaca alta em intensidade baixa de exercício. Porém, apresentar um mais destes sintomas não significa, necessariamente, que você atingiu o limite, o overtraining. É aí que entra o planejamento do treino e a orientação adequada na hora de praticar o esporte.

“Normalmente o atleta não tem capacidade de saber diferenciar (se atingiu o overtraining ou está somente cansado por um treinamento mais pesado). O mais importante é o planejamento adequado pelo treinador e o conhecimento do nível de aptidão e sobrecarga que o corredor suporta”, ressalta Butenas. Outro ponto importante a se ressaltar é que o atleta nunca deve ignorar os sinais enviados por seu corpo, o que poderá levar à fadiga completa.

Descanso, descanso e descanso
Para evitar o overtraining não há segredo. Descanso. É nesse período, que o atleta se afasta do esforço, que o corpo se recupera. Além disso, os ganhos fisiológicos também aparecem nesta fase. “O repouso permite que o corpo seja realinhado e, assim, há uma supercompensação, fazendo com que o corredor fique mais forte”, afirmou o fisiologista Raul Santo Oliveira, na matéria do O2 Por Minuto sobre descanso.

O treinador Marcello Butenoas reforça. “O descanso é importante para o ser humano e não só para o corredor. Todos os indivíduos que não descansam o suficiente para restabelecer seu equilíbrio orgânico e emocional, aumentam em muito a possibilidade de estresse, causado por trabalho excessivo, má alimentação, pouco sono, atividade física excessiva, entre outras. O corredor, também tem que ficar atento a todos estes parâmetros e também ao seu treino e sono. É no sono que você reequilibra o organismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário