terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dicas para o período de transição por NikeCorre

[Vida de Corredor] Dicas para o período de transição

O ano de 2010 está chegando e muitos corredores já têm planejada toda a rotina de treinos que passarão a seguir no próximo ano. Vale lembrar que pouco antes disso teremos o período de festas, que compreende o Natal e Ano Novo, quando muitos corredores aproveitarão a folga no trabalho pra descansar ou viajar com a família. É justamente nesta época que acontece uma queda no volume de treinos. O que fazer então?

Pensando nisso, conversei com um especialista em treinamento e corrida, que vai fornecer aqui uma orientação adequada para vocês seguirem nos próximos dias. O treinador é o Kim Cordeiro, diretor técnico da BKSports, que esteve no comando da equipe Nike+ no Desafio dos 600K. Depois desta breve apresentação, vamos ao que interessa.

PERÍODO DE TRANSIÇÃO

No começo da conversa, Kim falou do ponto de vista fisiológico e também da necessidade de recuperação exigida pelo corpo. ‘O período de transição é essencial para recuperarmos nosso organismo após um longo ano de treinamentos e competições. Nesse período, é preciso diminuir bastante o ritmo de esforço. A queda no condicionamento provocada pelas férias é fisiologicamente necessária a cada temporada que termina, pois possibilita a renovação de muitas células e a recuperação total de nossas fibras musculares, eliminando toxinas e contribuindo para entrarmos no próximo ano “novinhos em folha”’, explicou.

ALIMENTAÇÃO

O treinador dá a boa notícia de que aquela dura ‘dieta de corredor’ que será mantida ao longo do ano pode ser um pouco mais ’saborosa’ agora. ‘Este período também permite mais flexibilidade com a alimentação. Dá pra aproveitar as guloseimas do Natal e do Réveillon, pois o corredor ainda terá o ano inteiro pela frente para se privar e cuidar da alimentação. E é fato que alguns quilinhos a mais serão rapidamente eliminados com a retomada dos treinos e da alimentação correta’, disse.

OUTRAS ATIVIDADES

Há também aquelas atividades paralelas à corrida que podem ajudar no condicionamento e ainda assim manter o período de transição. ‘Praticar outras atividades vai ajudar o corpo a manter o equilíbrio funcional e trabalhar diferentes musculaturas, principalmente aquelas que são menos solicitadas em nossa atividade habitual, sem que isso atrapalhe o programa de treinamento. O corredor pode praticar uma atividade diferente a cada dia, praticando os esportes que gosta, mas que por causa da rotina de treinos acabam sendo deixados um pouco de lado. Portanto, é indicado que ele pedale, nade, jogue vôlei, futebol etc… é uma época também que ele deve aproveitar para se divertir, pois isso com certeza vai permitir que ele retorne às atividades de treino no ano seguinte preparado para os novos desafios’, resumiu.

Foto: Raquel Brust

Escrito por: Gabriel Aguillar, Nike Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário