terça-feira, 22 de junho de 2010

Treine até atingir um pico de treinamento por Runners World

Pensamento convencional: você deve chegar gradativamente a um pico de treinamento, começando com um trabalho de base lento e adicionando aos poucos treinos de velocidade, antes de competir em sua prova-alvo.

Visão alternativa: execute o mesmo treinamento o ano todo.

A periodização, popularizada pelo falecido treinador Arthur Lydiard no início dos anos 60, tem esse nome devido aos períodos distintos do programa de treinamento, que levam progressivamente a picos de condicionamento: um treino de base que aumenta a resistência (quando a quilometragem lenta é aumentada), um período de desenvolvimento de força com foco em repetições de subidas, um período de treino de velocidade, um período em ritmo de prova e, por fim, um período de recuperação antes de recomeçar o ciclo. Nenhum sistema de treinamento é mais amplamente aceito.

No entanto, os críticos da periodização afirmam que todos os elementos-chave do treinamento podem ser interligados em um ciclo de uma ou duas semanas repetido durante todo o ano. Essa abordagem provou ser bem-sucedida para muitos corredores, inclusive para os grandes atletas australianos Ron Clarke, Derek Clayton e Rob de Castella, e treinadores como Scott Simmons.

"O treinamento pode progredir o ano todo com o aumento da quilometragem, da intensidade ou de ambos", afirma Simmons, que treina as estrelas da maratona do American Distance Project, Justin Young e Fasil Bizuneh. "À medida que se torna mais bem-condicionado, você se recupera mais rápido e pode treinar mais pesado. Mas não faz nenhum sentido diminuir qualquer elemento do treinamento, seja o treinamento aeróbico, anaeróbico ou de força, como pregado pela periodização. Por que interromper o desenvolvimento e começar novamente?"


Você deve tentar?

Simmons recomenda manter um ciclo de treinamento contínuo de uma semana que inclua um longão, uma sessão "limite" (tempo run) e um treino de velocidade. Nos outros dias, faça uma corrida leve, treine outras modalidades ou descanse. Ele reconhece que manter a mesma rotina o ano todo sem uma pausa é difícil. "A maioria das pessoas precisa de férias, nem que seja pelo descanso mental", afirma. "Pelo menos uma vez por ano, principalmente depois de uma maratona, reduza a quilometragem e elimine o treino de velocidade por algumas semanas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário