quinta-feira, 17 de junho de 2010

Não corra do frio...

Veja os cuidados necessários com hidratação, vestimentas e aquecimento na hora de praticar o esporte em temperaturas baixas


Por Maurício Belfante

Pode parecer complicado para alguns, ou até um castigo para outros, mas manter os treinamentos mesmo no frio é mais do que necessário para o melhor desempenho no esporte. Agindo de forma correta, o frio pode passar rapidamente, dando o lugar para a motivação e o prazer que a prática da atividade proporciona.

Durante o frio, o organismo humano acaba, instintivamente, “recolhendo” mais a circulação sanguínea para dentro do corpo, para a proteção dos órgãos vitais, como o coração e os pulmões. Sendo assim, o desconforto acaba sendo maior pelo fato de a musculatura não responder de imediato, podendo causar, se os cuidados não forem tomados, até mesmo lesões.

“É importante que o atleta faça um aquecimento muito bem feito antes de começar a correr no frio. Com isso, além do corpo se sentir mais confortável, as lesões não vão aparecer”, afirma Miguel Sarkis, diretor técnico da Miguel Sarkis Personal Treiner e colunista do site O2 Por Minuto, explicando que tal prática aumenta a temperatura corporal e da musculatura, além de preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade.

Além de um aquecimento pré-gradual, começando de forma lenta até encontrar o seu ritmo habitual, é recomendável que o alongamento também seja bem feito, cerca de 15 segundos em cada exercício, deixando o músculo preparado para receber o movimento de contração e descontração. Clique aqui e saiba mais sobre o aquecimento e como realizá-lo.

O que usar?
A vestimenta nos dias de frio deve ser levada a sério, e o corredor deve usar de forma correta as roupas e acessórios. Em temperaturas muito baixas, é recomendável que o atleta use algumas proteções corporais como uma camiseta de manga comprida, gorro e até as luvas.

“Nos dias de muito frio, ou dependendo da sensibilidade ao clima da pessoa, os atletas podem fazer o aquecimento e o alongamento com calças sem forro e blusas corta-vento, o que não irá atrapalhar em nada”, diz Levi Torres, diretor técnico do treinamento Esportivo Sandro Figueiredo.

Até mesmo pela textura das roupas, é comum que o atleta saia bastante suado desses treinamentos e, por isso, é importante que vista uma roupa seca, ou até mesmo chegue logo em casa para um banho quente. O que não pode haver é um longo tempo de exposição ao frio com a roupa úmida.

Atenção na hidratação
Por causa da umidade relativa do ar, ora alta ora baixa, é comum o atleta transpirar mais que o normal, exalando muito calor para deixar o corpo totalmente aquecido. Por causa dessa característica, a ingestão de água deve ser relativamente elevada nesta época, conforme o gasto calórico de cada um.

“No frio há muita retenção de líquidos, sendo assim, é recomendável a ingestão de, aproximadamente, dois a três litros de água nessa época. E esse aumento deve refletir também nas provas, quando o consumo de água deve ser ainda maior”, acrescenta Torres.

Porém, mesmo com tantos empecilhos, a corrida deve ser a prioridade. “Continuar a correr e seguir sua planilha é o mais importante. Contudo, depois da corrida, o corredor pode relaxar, sendo tomando uma bebida quente ou debaixo de um cobertor”, finaliza Sarkis.

Um comentário:

  1. Valeu! Vou colocar em prática entre 28/06 e 04/07, quando estarei em Porto Alegre e Serra Gaúcha.

    Um BeneAbraço!

    ResponderExcluir