terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Corridas em Época de Chuva !!

Nas águas dos verão


Saiba como se preparar para que as chuvas nesta época do ano não atrapalhem seus treinos


Por Fausto Fagioli Fonseca

Junto com o verão, estação preferida da maioria dos brasileiros, vêm o Sol forte, o calor, as viagens para a praia e...as chuvas. Nesta época é comum ver nos noticiários alguns transtornos acarretados pelo excesso de água que cai nos meses de dezembro e janeiro. Mas como isso afeta, de fato, sua corrida?

Na verdade, não afeta. Para alguns, a chuva pode incomodar na hora das passadas. Outros preferem adiar o treinamento para não ficarem encharcados durante a atividade física. Mas, na verdade, correr debaixo de água pode até ser proveitoso, como fala Cássio Eduardo Lembo, treinador da assessoria Metas Esporte & Entretenimento.

“Não é porque está chovendo que o corredor vai deixar de treinar. E se no dia de uma prova que ele estiver disputando começar a chover? Ele tem que estar preparado para o que vier durante a corrida”, fala o treinador, que completa. “É claro porém, que deve haver o bom senso. Se a chuva estiver muito forte e com raios, de modo que ofereça riscos, o melhor é esperar diminuir um pouco”.

Difícil parar
“Quando está aquela chuvinha, às vezes é difícil fazer meus alunos começarem o treinamento, mas depois que começam, é um sacrifício fazê-los parar. Sempre tem um que fala: ´Só mais uma voltinha´!. Todos eles relatam que se sentem ótimos correndo nessas circunstâncias”, fala o treinador.

Isso não é nada difícil de se explicar. Com a chuva no lugar do sol forte, o corpo do corredor se refresca com mais facilidade, e faz com que o desgaste demore mais para ser sentido. “É comum também alguns relatarem que conseguiram diminuir o tempo e melhorar o rendimento”, diz Cássio.

Bem preparado
Ao sair para correr debaixo de chuva, você deve ficar atento a alguns detalhes importantes, para que não tenha seu desempenho prejudicado. Um deles é o aquecimento, que em dias chuvosos e frios deve ser feito de forma mais intensa, para que o não corra risco de lesões.

“Normalmente o aquecimento antes dos treinamentos é feito entre 10 e 12 minutos. Porém, com a chuva e a temperatura um pouco mais baixa, o corredor deve estender um pouco esse tempo, para uns 20 minutos”, explica Júlio Coelho, diretor técnico da Equipe Julio Coelho Assessoria Esportiva.

Outro fator importante é a escolha das roupas que você irá escolher para dar suas passadas. Dê preferência aos materiais mais leves, para evitar que pesem demais. “Roupa muito molhada gruda no corpo, o que faz com que haja ainda mais atrito que o normal, por isso, usar vaselina em áreas críticas como virilha, axilas, pé e peito, nos homens”, afirma Lembo.

Dicas:

- Se possível, leve toalha e roupas secas para usar logo após o treinamento
- Fique atento às poças de água, que podem esconder buracos e causar lesões
- Use vaselina nas principais áreas de atrito do corpo
- Correr na chuva proporciona uma quebra de rotina, deixando a atividade mais prazerosa
- Se a chuva estiver muito forte, de forma que ofereça riscos, não fique parado. Corra na esteira ou faça seus exercícios na academia.

Um comentário:

  1. Interessante artigo. Como não sou feito de papelão, principalmente correndo por percurso conhecido, uma vez começado o exercício, não paro, pois sei que não vou me dissolver, além de ser prazeroso correr com esse tipo de refrigeração natural. Olhando para o céu que parece avisar que vai chover,geralmente saio para correr assim mesmo e, na maioria das vezes, nem chega a cair nenhum pingo, ou, se cai, logo passa. Portanto, não é São Pedro que nos vai atrapalhar.

    ResponderExcluir